top of page

Avaliação Docente.

Abaixo selecionamos alguns artigos relacionados à  avaliação da prática docente, de uma maneira geral e não especificamos os segmentos.

Como a avaliação faz parte da nossa rotina, o ato de nos auto-avaliarmos, ou de sermos avaliados, ainda é algo que precisa ser mais discutido e pesquisado.

Os objetivos deste trabalho foram identificar as competências básicas dos professores de uma instituição de ensino superior, e analisar se o corpo docente atual pode ser considerado competente para ensinar. Para atingir estes objetivos, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A partir da pesquisa bibliográfica foram definidas quatro (4) competências básicas aos docentes e foi realizada a pesquisa de campo em uma instituição mineira onde, na análise dos resultados e com base na literatura sobre o tema, o corpo docente desta instituição foi considerado competente para ensinar.

O trabalho relata os resultados da avaliação da atuação dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em quatro dimensões pedagógicas: planejamento e gestão das atividades de ensino; didática empregada no desenvolvimento das atividades de ensino; comunicação e interação com os alunos; formas e uso dos resultados oriundos da avaliação do aprendizado discente. Com esse objetivo elaborou-se um conjunto de perguntas versando sobre as quatro dimensões já mencionadas, que foi, posteriormente, pré-testado (análise semântica e análise métrica). A estrutura fatorial revelou tratar-se de um instrumento de medida unifatorial (fator extraído explica cerca de 27% da variância total, com cargas mínimas de 0,35 dos 23 itens no referido fator), contando com elevada consistência interna (alpha de Cronbach = 0,88). Portanto, a IES conta, a partir de agora, com um instrumento  válido e fidedigno para avaliar os seus professores, permitindo, assim, diagnósticos precisos nas quatro categorias pedagógicas consideradas.

bottom of page