top of page

Percurso Caminhos Formativos na Educação Atual

 

Você sabe o que é formar, subjetivar, educar? Você pensa que educar é transmitir conteúdos? Você sabe que a formação qualitativa requer novas relações entre os conhecimentos acumulados, as experiências cotidianas e a tecnologia? Você já pensou sobre as várias possibilidades formativas que se abrem ao processo de ensino e aprendizagem, na contemporaneidade? 

Estas são algumas das questões de que trata este percurso. Aproveite!

CIBERCULTURA, CIBERCIDADE E EDUCAÇÃO
 

A escola, fragmentada e dividida em disciplinas e grades curriculares e distante da vida dos professores e alunos, se depara, a cada dia, com um mundo que faz perguntas cada vez mais globais e urgentes, como a necessidade de considerar o todo, o planeta, a cidade.  Quais os desafios da educação no mundo contemporâneo?  Estes são alguns dos questionamentos que Viviane Mosé apresentará na palestra proferida no programa Café Filosófico, no CPFLCultura, gravada no dia 4 de setembro, em Campinas.. 

 
Fonte: http://www.cpflcultura.com.br/wp/2010/07/21/cafe-filosofico-cpfl-a-educacao-viviane-mose/
 
Viviane Mosé é Capixaba, radicada no Rio desde 92. Psicóloga e psicanalista, especialista em políticas públicas pela UFES, mestra e doutora em filosofia pela UFRJ. Palestrante e comentariasta da radio CBN.
TECNOLOGIA INVADE SALA DE AULA DA ROCINHA E MUDA PROCESSO DE APRENDIZAGEM
 

Esta reportagem, publicada em 03 de março de 2013, no Fantástico (Rede Globo) demonstra como em um mundo cada vez mais conectado, os alunos usam computadores, celulares e tablets para auxiliar o aumento da qualidade da aprendizagem.

 
Fonte: http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/tecnologia-invade-sala-de-aula-da-rocinha-e-muda-processo-de-aprendizado/2438497/
 
 
SÉRIE EDUCAÇÃO.DOC
 

Dirigida pelos premiados cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, Educação.doc é uma série de documentários que dialoga diretamente com os anseios das ruas, com as vozes dos protestos e mostra que, talvez, para conquistarmos o sonho de uma educação “padrão Fifa”, tenhamos que colocar o foco nas pessoas certas, acender as luzes e ligar as câmeras para centenas de heróis desconhecidos, articulados e competentes que já iniciaram uma discreta e profunda transformação na educação do país.

 
Fonte: https://www.facebook.com/educacaodoc
 
 
MARIA ELIZABETH DE ALMEIDA FALA SOBRE TECNOLOGIA NA SALA DE AULA 
 

Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica. Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar. 

 
Fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia-sala-aula-568012.shtml
 
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida é coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
 
 
bottom of page