top of page

MATERIAIS DE APOIO

      TEXTOS/SITES

  • SILVA, Solimar Patriota. Letramento Digital   RESUMO: Este artigo objetiva conceituar letramento digital e discutir como a formação docente deve ser feita tendo em mente o desenvolvimento do letramento do próprio professor, de modo a que essa formação seja crítica e reflexiva e não apenas tenha preocupação com o caráter técnico do domínio das ferramentas do ambiente eletrônico.

  • DEMO, Pedro. ''Tecnologia e Tecnofilia''  RESUMO: No mundo das novas tecnologias há euforia e lamento, um jogo entre “tecnófilos” e “tecnófobos”. Ambas as posições são inadequadas, porque são acríticas. Não cabe curvar-se ao determinismo tecnológico que resulta em aceitação basbaque, porque nenhum determinismo é historicamente real. Nem cabe propalar repulsa obsessiva, porque, sendo o mundo das novas tecnologias naturalmente ambíguo, há, entre tantas dubiedades, também belas promessas. A internet é também um “lixão”, mas é igualmente um horizonte que pode abrir novas oportunidades de autoria e cidadania. Procura-se uma posição mais sensata entre os extremos, marcada pelo “olhar do educador”.

  • SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. A PEDAGOGIA DA TRANSMISSÃO E A SALA DE AULA INTERATIVA  RESUMO: No artigo os estudiosos destacam que "tradicionalmente a sala de aula é identificada com o ritmo monótono e repetitivo associado ao perfil de um aluno que permanece demasiado tempo inerte, olhando o quadro, ouvindo récitas, copiando e prestando contas". Considerando a atualidade, a produção reflete que "na educação via internet, os sites e os ambientes virtuais de aprendizagem continuam estáticos, ainda centrados na transmissão de dados desprovidos de mecanismos de interatividade, de criação coletiva, de aprendizagem construída".

  • MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais. RESUMO: Este artigo explora alguns exemplos de teorias da aprendizagem que podem servir como fundamentação para a aprendizagem em ambientes virtuais, com ênfase no conectivismo e nos MOOCs (Massive Open Online Courses, ou Cursos Online Abertos Massivos). Seu objetivo principal é mostrar como teorias da aprendizagem tradicionais (como o behaviorismo, cognitivismo e construtivismo) e contemporâneas (como o conectivismo) podem ser combinadas tanto para a compreensão mais adequada do fenômeno da aprendizagem pervasiva e em rede, quanto para orientar o design de cursos online. 

  • SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. RESUMO: Este texto que mostrar que as atuais práticas de educação mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, em especial as interfaces síncronas e assíncronas encontradas na Web 2.0 e os ambientes virtuais de aprendizagem, são práticas de educação a distância. Isso vem recuperando noções de currículo, didática e docência baseados em teorias e práticas da EAD tradicionais estruturadas pela razão instrumental, pelas mídias de massa e por pedagogias da transmissão travestidas de “tutoria”. Aqui tem-se como objetivos denunciar tais processos e apresentar a educação online como um fenômeno da cibercultura.

      E-BOOKS: 

  • Educação e tecnologias: parcerias 3.0 - CLIQUE AQUI

  • Livro sobre REA. : RESUMO: Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas, organizado por Bianca Santana (Instituto Educadigital/Casa de Cultura Digital), Carolina Rossini (Projeto REA Brasil/GPOPAI-USP) e Nelson Pretto (UFBA), trata da questão da educação aberta e dos recursos educacionais abertos. Com a publicação, os autores esperam ampliar o debate sobre os usos da internet nas escolas, da democratização do acesso à internet e aos recursos educacionais a populações de menor renda. A obra trata ainda das possibilidades de a internet contribuir para o desenvolvimento humano, principalmente no direito de todos à aprendizagem ao longo da vida.
  • Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais: coaprendizagem e desenvolvimento profissional”  RESUMO: “Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais: coaprendizagem e desenvolvimento profissional” tem como objetivo apresentar estratégias significativas fundamentadas em bases teóricas e práticas sólidas sobre como OER podem ser produzidos, reutilizados e disseminados para promover coaprendizagem – aprendizagem aberta colaborativa e também desenvolvimento profissional.Este livro aberto educacional sob licença Creative Commons foi projetado como um REA com reutilização em mente. Esta obra apresenta, portanto, não apenas referenciais e estudos de caso, mas também informações importantes para os leitores compreenderem como a obra foi produzida e algumas sugestões sobre como ela pode ser reutilizada.

 

 

      VÍDEOS

 

 

  • Tecnologia e Metodologia  

(http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4&hd=1)

 

 

  • EAD antes e depois da cibercultura 

(http://www.youtube.com/watch?v=AoR8Bfo4pG4&hd=1)

 

 

bottom of page