top of page

Links

 

Nesta pĂĄgina, vocĂȘ encontra links de sites que contĂ©m Recursos Educacionais Abertos (REA).

 

 

​

 

 

 

Ambiente Educacional Web

Introdução: Uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o Ambiente Educacional Web - AEW Ă© um espaço pedagĂłgico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. No AEW, a comunidade escolar pode encontrar conteĂșdos digitais registrados em licenças livres, ter acesso a softwares livres que auxiliam na produção de mĂ­dias, e a sites temĂĄticos das disciplinas e dos temas transversais. Futuramente, serĂĄ possĂ­vel interagir e compartilhar produçÔes atravĂ©s de uma Rede Social Educacional.

 

 

Licenciamento: Para ter acesso total aos materiais é preciso fazer um cadastro no site. Os materiais trazem uma especificação em cada um (ex: material com todos os direitos reservados e material com licença CC-BY-NC-SA)

Introdução: A Biblioteca Digital de CiĂȘncias foi inaugurada em Abril de 2006 com todo material jĂĄ desenvolvido pelo LTE (UNICAMP) e aberta Ă  submissĂŁo de softwares, imagens, teses, monografias e apostilas voltadas ao ensino de qualquer disciplina da ĂĄrea biolĂłgica. Disponibiliza inclusive os arquivos fontes de softwares, para que estes possam ser modificados, visando o ajuste mais adequado Ă s necessidades de cada usuĂĄrio. Disponibiliza os artigos cientĂ­ficos publicados pela Revista Brasileira de Ensino de BioquĂ­mica e Biologia Molecular.

 

Licença: Prioritariamente CC-BY, porĂ©m alguns recursos nĂŁo listam licenças. O site diz "Todo conteĂșdo aqui disponibilizado Ă© oferecido gratuitamente para ser usado livremente."

Introdução:A Biblioteca Digital do Centro de Trabalho Indigenista - Bd é um trabalho realizado pelo CTI, a princípio uma versão piloto, com materiais sobre os povos indigenistas nos quais o CTI atua. A Bd contém os próprios arquivos do acervo CTI e também disponibiliza os catålogos de outras instituiçÔes ou pessoas a partir de parcerias estabelecidas.

 

Licença: A licença do site é CC-By-NC-SA, mas para se ter acesso a todos os arquivos é necessårio fazer login.

Introdução: A EducopĂ©dia Ă© uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas. As aulas incluem planos de aula e apresentaçÔes voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Traz materiais para a educação bĂĄsica, desde a educação infantil ao 9Âș ano, das mais variadas matĂ©rias. Traz tambĂ©m para a educação especial, EJA e cursos para professores. Para ter uma melhor utilização do espaço, Ă© necessĂĄrio fazer um cadastro.

 

Licença:  Esta licença (CC-BY) permite que outros distribuam, remixem, adaptem ec onstruam  sobre  a  sua  obra,  mesmo  comercialmente,  desde  que  lhe  deem crĂ©dito pela criação original. Esta Ă© a licença mais aberta dentre as oferecidas.
Recomendada para ampla divulgação e utilização dos materiais licenciados.
 

Introdução: A Khan Academy Ă© uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2008 pelo norte-americano Salman Khan. Sua missĂŁo Ă© oferecer educação de alto nĂ­vel para qualquer pessoa em qualquer lugar, por meio de vĂ­deo-aulas e plataforma de exercĂ­cios online. Todo conteĂșdo Ă© aberto e gratuito. A Fundação Lemann – em parceria com o Instituto Natura, Instituto PenĂ­nsula, o Ismart e a Fundação TelefĂŽnica – trouxe a Khan Academy para o Brasil, traduzindo para os vĂ­deos e levando a ferramenta de exercĂ­cios para escolas pĂșblicas. Atualmente hĂĄ mais de 600 aulas em portuguĂȘs, de MatemĂĄtica, Biologia, QuĂ­mica e FĂ­sica.

 

Licença: A utilização dos vĂ­deos e conteĂșdos da Khan Academy em portuguĂȘs respeitam a licença do Creative Commons (CC-BY-NC-SA)que se aplica ao canal oficial da Khan Academy.

Introdução: A Revista existe desde 1970 e é uma parceria da Universidade Federal de Santa Maria e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Revista Educação destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na årea de Educação, resultantes de pesquisas e pråticas educativas refletidas teoricamente.

 

Licença: A licença utilizada Ă© a CC-BY-NC, que permite copiar, distribuir, transmitir e criar obras derivadas, nĂŁo podendo fazer uso comercial do material, creditando a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas nĂŁo de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a vocĂȘ ou ao seu uso da obra). A revista usa o Open Journal Systems (OJS 2.3.7.0), sistema de cĂłdigo livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

Introdução: O site Índio Educa nasceu em setembro de 2011 com o compromisso de levar a histĂłria e cultura dos povos indĂ­genas atravĂ©s das mais variadas formas, especialmente via internet. O grupo conta com o apoio da ONG THYDÉWÁ, selecionada por um edital fruto da parceria entre BrazilFoundation e Embaixada dos Estados Unidos da AmĂ©rica no Brasil, que veio atender ao Plano de Ação Conjunto Brasil – Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER). O grupo conta tambĂ©m com a parceria do PontĂŁo de Cultura Viva: Esperança da Terra, parceria entre a ONG ThydĂȘwĂĄ e o MinistĂ©rio da Cultura.

 

Licença: A licença utilizada é a CC-BY, que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre a sua obra, mesmo comercialmente, desde que lhe deem crédito pela criação original. Esta é a licença mais aberta dentre as oferecidas. Recomendado para ampla divulgação e utilização dos materiais licenciados.

Please reload

P.O.M.A.R DocĂȘncias Grupar UFJF

bottom of page